terça-feira, 24 de agosto de 2010

ATIVIDADES AO AR LIVRE

1-PASSAR A BOLA E SENTAR


Material: 2 cadeiras e duas bolas

Formação inicial: alunos divididos em duas equipes, ‘A’ e’B’

Fazendo a atividade: duas equipes divididas numa das extremidades da quadra, sendo o primeiro aluno de cada fileira com uma bola na mão. A uns 20 metros, bem à frente de cada equipe é colocada uma cadeira e nesta cadeira fica sentado um aluno de suas respectivas equipes. Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o aluno nº 01 de cada equipe, corre com a bola na mão, dá a volta na cadeira e entrega a bola para o aluno que está sentado, ficando sentado no seu lugar enquanto o aluno que estava sentado, corre com a bola em direção a sua fileira entregando a bola para o próximo aluno da fila. Termina a atividade quando todos participarem da atividade.

2- PONTINHOS

Material: Giz colorido e Lousa

Formação Inicial: dentro da sala de aula, alunos divididos em equipes ou colunas, sendo que cada coluna será uma letra. Fazendo a atividade: o professor coloca vários pontinhos na lousa, e explica aos alunos a atividade, que consiste que cada coluna, sendo um aluno de cada vez e intercalando as colunas, preencha o maior número de quadrados possíveis e dentro deste quadrado coloque a letra correspondente a sua coluna.

Refletir sobre a atividade: raciocínio, atenção, concentração, memorização...

Pontinho – ideal para dias de chuva

3-COELHINHO SAI DA TOCA

Material: Nenhum

Formação inicial: alunos espalhados em um determinado local da quadra em grupos de três alunos, sendo que dois alunos ficam um de frente para o outro e de mãos dadas e erguidas formando uma toca, e o outro aluno fica no meio, sendo considerado o coelhinho. Um ou dois alunos ficam de fora, e são considerados os coelhinhos sem toca.

Fazendo a atividade: Toda vez que o professor disser ‘COELHINHO SAI DA TOCA’, todos os coelhinhos, inclusive os sem tocas deverão sair e entrar em outra toca. Depois de 10 repetições, o professor troca uma das tocas pelo coelho e assim sucessivamente até que todos tenham sido coelhinhos.

Variação: No lugar de tocas feitas pelos alunos, o professor pode colocar bambolês como tocas, ou círculos feitos com giz.

4-GATO DOENTE

Material: nenhum

Formação inicial: alunos espalhados pela quadra em espaço delimitado pelo professor.

Fazendo a atividade: Será escolhido um aluno que será o pegador, sendo que este perseguirá os demais alunos e quando este for pego, deverá colocar a mão no local onde foi pego. ex: se o aluno for tocado na cabeça, este deve colocar uma mão na cabeça e com a outra mão deverá tocar outro aluno ajudando o primeiro pegador na perseguição aos demais, e desta forma tentar pegar outros alunos. Termina a atividade quando todos os alunos se tornarem gatos doentes.

Reflexão: foram trabalhadas várias partes do corpo? Quais?

Qual a importância da ajuda dos outros alunos para a realização da atividade?

A cooperação é importante?

Registro do aluno: divididos em grupos, fazer cartazes com todas as partes do corpo que foram tocadas durante a atividade.



5-TROMBA DE ELEFANTE

Material: nenhum

Formação inicial: alunos espalhados em um determinado local da quadra, sendo que será escolhido um aluno que será o pegador. Este aluno escolhido deve colocar uma das mãos no nariz, e passar a outra mão esticada por entre o braço que esta segurando o nariz, formando assim uma tromba de elefante.

Fazendo a atividade: após o sinal do professor, o aluno sai em perseguição aos demais sem desfazer da tromba de elefante. Quando conseguir pegar alguém, este aluno deve formar uma tromba de elefante e ajudar o primeiro aluno a perseguir os demais. Termina a atividade, quando todos os alunos se tornarem elefantes.

6-PULA-PULA CANGURU

Material: 2 cones e duas bolas

Formação inicial: alunos divididos em dois grupos, ‘A’ e ‘B’ em uma das extremidades da quadra, ficando na frente de cada equipe, a uns 10 metros de distância um cone. O primeiro aluno da fileira fica com uma bola.

Fazendo a atividade: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fileira, prende a bola entre os joelhos e sem usar as mãos para segurar a bola, sai pulando, dando a volta no cone e retornando até sua equipe passando a bola para o segundo da fileira, e assim sucessivamente até que todos façam o percurso. Caso a bola escape dos joelhos do aluno, este deve voltar no lugar onde a bola caiu e dar continuidade na atividade.

7-CORRIDA DE JORNAL EM DUPLA. Com os pés amarrados

8-LARANJA NA TESTA: as duplas com a laranja na testa, devem fazer a volta em uma cadeira e entregar a laranja para aproxima dupla.

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